segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Antroposofia : A vida dividida em Setenios

1º setênio (0 a 7 anos): No momento do nascimento, somos produto hereditário de nossos pais. O primeiro setênio caracteriza-se pela troca de todas as células herdadas por células individualizadas produzidas pela própria pessoa. (O ninho. Interação entre o individual (adormecido) e o hereditário).
2º setênio (7 a 14 anos): Emancipando-se da vida puramente corporal, as energias infantis reaparecem metamorfoseadas em boa memória, imaginação, prazer em repetições rítmicas e freqüentemente em desejos de conhecer imagens de caráter universal capazes de estimular a fantasia. O pensamento da criança desta fase é nascido mais das energias do coração do que da cabeça; é um sentimento que pensa. Este pensar é, portanto, ainda muito diferente do pensar analítico e especulativo do adulto. ( A autoridade amada).
3º setênio (14 a 21 anos): Nesta fase o jovem pode-se deixar arrastar pela vontade, pelo sentir ou por um querer excessivo que muitas vezes descamba para a agressividade. A aqui está a base da vida emotiva pessoal, em que a vida se torna assunto próprio e interrogação individual sobre tudo que existe. –( puberdade /adolescência - crise de identidade)
4º setênio (21 a 28 anos): É a fase emotiva, na qual aprendemos a lidar com as emoções, testamos nossos limites e começamos a lutar pelo que queremos. (experimentar limites)
5º setênio (28 a 35 anos): Fase racional, onde conseguimos controlar mais as rédeas de nossas emoções. A razão domina os impulsos e começamos a ponderar antes de tomar decisões. Fase de estruturação da vida – crescer na carreira, casar, ter filhos, ganhar dinheiro. (fase organizacional)
6º setênio (35 a 42 anos): Fase consciente. Hora de fazer um balanço da vida para determinar o que continua e o que deve ser modificado. (crise de autenticidade)
7º setênio (42 a 49 anos): A prioridade é ser autentico e fazer escolhas baseadas no que realmente é importante para você. (altruísmo x querer manter a fase expansiva)
8º setênio (49 a 56 anos): Consegue enxergar problemas de vários pontos de vista. Aceita que muitos caminhos levam a Roma e deixa os subordinados acharem o seu. (ouvir o mundo)
Fase intuitiva: (56 a 63 anos): A sua obra de arte já está pronta, sua vida… Mais de dois terços das obras da humanidade que resistiram ao tempo foram criadas por pessoas acima dos 60 anos. (abnegação / sabedoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário